O Curso de Engenharia Civil leva em consideração as necessidades do país (e por conseguinte da região), bem como as peculiaridades com os quais irão se defrontar os futuros engenheiros. Dadas às circunstâncias da atual situação socioeconômica e sua projeção para os próximos anos, tem-se a necessidade de dar ao engenheiro uma visão global da sociedade na qual vai atuar e o papel por ele a ser desempenhado, devendo também ser enfatizado aspectos relativos à preservação do ambiente, à segurança e economia na concepção e execução das obras de engenharia e às necessidades humanas e sociais. A forma que se acredita mais adequada para responder a tais desafios é dar ao aluno uma formação generalista, suficientemente flexível para possibilitar uma fácil adaptação futura entre os diversos setores da engenharia, evitando-se especializações excessivas, mas proporcionando a possibilidade de aprofundamento de seus estudos em área na qual possua um maior interesse e afinidade.
O curso de Engenharia Civil tem por objetivo formar profissionais capazes de conceber, desenvolver, implementar, operar, especificar, pesquisar, adaptar, produzir, coordenar, gerenciar, manter e executar projetos em todos os campos de atuação da modalidade CIVIL, de acordo com a resolução 1010/05 do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (CONFEA). São objetivos específicos do Curso de Bacharel em Engenharia Civil, modalidade EAD:
- a) Fornecer aos alunos conhecimentos teóricos e práticos para o futuro profissional atuar em todos os campos da Engenharia Civil;
- b) Servir como um elemento formador de um polo de tecnologia, não só como formador de recursos humanos, mas também como elemento gerador de conhecimento;
- c) Graduar engenheiros, com formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, capacitado a absorver e desenvolver novas tecnologias, estimulando a sua atuação crítica e criativa na prevenção, identificação e resolução de problemas, considerando seus aspectos políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais, com visão ética e humanística, em atendimento às demandas da sociedade;
- d) Formar engenheiros comprometidos com sustentabilidade ambiental, econômica e social, capazes de viabilizar soluções ambientais e gerenciais adequadas à sociedade;
- e) Integrar ensino, pesquisa e extensão, oferecendo ao aluno a expansão das suas relações em atividades extramuros de maneira a formar senso realista da sua responsabilidade perante a sociedade.
MERCADO DE TRABALHO
A atuação do egresso do Curso de Bacharel em Engenharia Civil contempla, uma sólida formação técnico-científica e profissional geral que o capacite a absorver e desenvolver novas tecnologias, estimulando a sua atuação crítica e criativa na identificação e resolução de problemas, considerando seus aspectos políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais, com visão ética e humanística, em atendimento às demandas da sociedade. Para tanto, o engenheiro civil desempenha papel estratégico frente as políticas de crescimento econômico que convergem para a criação, ampliação e melhoria de empreendimentos em áreas estratégicas como transporte, energia, indústria e moradia; estas que trazem benefícios para a sociedade e promovem o desenvolvimento do país associadas a uma crescente necessidade de desenvolvimento sustentável. Dessa forma, ao concluir o curso o diplomado pode atuar Engenheiro Projetista, de Obras, Fiscalização, Consultor ou vinculado à Ensino e Pesquisa, desenvolvendo tais funções em empresas públicas e privadas:
- I – Engenheiro Projetista: geralmente estabelecido em centros urbanos, executa projetos ligados às diversas áreas de conhecimento específico. Pode-se atuar na área de projetos de construção civil e infraestrutura urbana.
- II – Engenheiro de Obras: é responsável pela execução das obras projetadas em escritórios, as quais podem ser implantadas no campo – barragens, estradas – ou nos centros urbanos – construção de edifícios, residências.
- III – Engenheiro de Fiscalização: é contratado pelo cliente – normalmente o Governo – para fiscalizar obras executadas por terceiros – normalmente uma empreiteira.
- IV – Engenheiro Consultor: é o profissional contratado para emitir pareceres e propor soluções quanto a questões técnicas ligadas a projeto ou execução de obras.
- V – Engenheiro vinculado ao ensino e à pesquisa: tem como atribuições a formação de novos profissionais e o desenvolvimento da tecnologia. O campo de atuação desses profissionais abrange: Empresas de projetos e consultoria, Construtoras e empreiteiras, Empresas governamentais (Ministérios, Tribunais, ANEEL, ANA, CEB, Curso de Bacharelado em Engenharia Civil 33 CAESB, PETROBRÁS, DNER) e Instituições de ensino e pesquisa, privadas ou governamentais.